inicjalization...led banner

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Internet, Jogos, Álcool, Cocaína e Maconha: Vícios semelhantes

Em um estudo pioneiro, cientistas confirmaram que a internet e os jogos eletrônicos podem causar alterações no cérebro parecidas com os efeitos do álcool, cocaína e maconha em pessoas viciadas. 

Os pesquisadores utilizaram ressonância magnética para revelar anormalidades em adolescentes que passavam muitas horas na internet em detrimento de suas vidas pessoal e social. Eles acreditam que o estudo possa ajudar no desenvolvimento de novos tratamentos e a combater problemas de comportamento.

As estimativas indicam que de 5% a 10% dos internautas são incapazes de controlar seu uso da internet, portanto, são considerados, viciados. A maioria deles, são jogadores de games, que ficam tão concentrados que acabam sem comer ou beber por longas horas. Tanta dedicação pode causar problemas na educação, no trabalho e nos relacionamentos deles.

Henrietta Bowden Jones, psiquiatra do Imperial College, de Londres, que dirige uma clínica ligada ao Serviço Nacional de Saúde (NHS) exclusiva para viciados em internet e jogos, ressaltou que a maioria dos viciados deixam suas obrigações de lado. “Eu tenho visto pessoas que pararam de assistir aulas da universidade, não conseguem passar de ano ou que acabaram se separando porque foram incapazes de se conectar emocionalmente com qualquer coisa fora do jogo”.

Alguns casos que mais intrigaram os cientistas foi a morte de uma criança de três anos que não era alimentada pela mãe, que aos 25 anos jogava “World of Warcraft” enquanto a filha, passava fome. A menina pesava pouco mais de 10 quilos quando foi levada para o hospital já inconsciente.

Outro caso foi de Chris Staniforth, de 20 anos, que morreu depois de passar até 12 horas jogando em seu Xbox. Ele não tinha histórico de problemas de saúde, mas por causa de um coágulo no sangue, desenvolveu trombose venosa profunda, que geralmente ocorre em passageiros de voos de longa distância.


Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário