inicjalization...led banner

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Saiba o que e como estudar para o concurso do INSS

Saiba o que e como estudar para o concurso do INSS
RIO DE JANEIRO - Após um período de três anos sem seleção pública, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está com inscrições abertas, até 11 de janeiro, para 1.875 vagas. As provas, para os cargos de técnico do seguro social (nível médio, com salário de R$ 4.496,89) e perito médico (nível superior, com vencimentos de R$ 9.070,93), serão realizadas no dia 12 de fevereiro e, naturalmente, vão demandar muito estudo. Dos postos de trabalho abertos, 27 são destinados ao Rio de Janeiro: 18 para técnico e nove para perito.

O último concurso para a instituição foi realizado em 2008, pela Cespe/UnB. A relação candidato-vaga foi, em média, de 356 para um. Leonardo Pereira, diretor do Instituto IOB, estima que a atual seleção - que terá como organizadora a Fundação Carlos Chagas (FCC) -pode chegar a ter mais de 500 mil inscritos para as 1.875 vagas.

Especialistas dizem que a substituição da banca do Cespe pela da FCC proporcionará aos candidatos chances de obter melhores resultados, caso tenham que marcar uma questão sem completo domínio do conteúdo. Isso porque não serão descontados pontos de uma questão certa, para cada errada como a banda do Cespe costuma fazer.

Alunos, professores e cursos preparatórios passaram quase quatro anos estudando detalhes, conceitos e modelos de uma prova que exigia do candidato o domínio de todos os conceitos para sua execução, porque a prova do Cespe excluía pontos do candidato, por questão errada respondida - explica Rodrigo Motta, professor do Centro de Estudos Guerra de Moraes.

Segundo Motta, a Fundação Carlos Chagas não possui nível de complexidade muito grande e é previsível em algumas matérias, já que muitos assuntos se repetem em todas as provas. Os enunciados costumam ser curtos e diretos.

A FCC costuma explorar de forma bem diversificada o conteúdo programático, com questões elaboradas de maneira bem objetiva e direta. Algumas trabalham com quatro ou cinco assertivas, para que o candidato marque quais delas estão corretas - diz Motta. - Como a FCC realiza um grande número de concursos, os candidatos acabam tendo uma gama incontável de questões anteriores para resolver, o que contribui muito com o estudo.

Questões de raciocínio lógico exigem muita cautela
De acordo com Motta, um dos pontos centrais do programa são os tópicos relacionados à seguridade social, aspecto no qual as leis 8.212/91 (sobre a organização da Seguridade Social) e 8.213/91 (sobre os planos de benefícios da Previdência Social) são pontos indispensáveis.

A Lei 8.112/90, que institui o regime jurídico dos servidores federais, também deve ser revista, com atenção redobrada - aconselha.

As disciplinas língua portuguesa, informática e raciocínio lógico são indispensáveis, e merecem atenção especial, bem como direito constitucional e direito administrativo, que costumam ser cobrados na maioria das provas da FCC.

E as maiores “cascas de banana” do exame? Professores de cursos voltados para concursos públicos dizem que é necessário ter muita atenção à interpretação das questões de raciocínio lógico. Candidatos com dificuldade em interpretação de textos, diz Pereira, devem esperar uma prova muito bem elaborada.

Para Motta, outra questão à qual o candidato deve prestar muita atenção são os prazos que as leis fixam. Segundo ele, muitas vezes a diferença entre uma resposta certa ou errada é apenas o período de tempo previsto pela legislação.
Segundo o INSS, a nomeação dos aprovados será feita gradualmente, de março a novembro de 2012.

Fonte:
http://imirante.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário