inicjalization...led banner

quinta-feira, 22 de março de 2012

Frutas vermelhas mantêm o cérebro jovem, afirma estudo


K. Kendall/CC BY 2.0.

Um novo estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry, da Sociedade Americana de Química, apresenta fortes evidências científicas de que comer framboesas, amoras, morangos e outras frutas vermelhas pode beneficiar o cérebro ao longo do processo de envelhecimento.

Desde o começo da febre dos antioxidantes, as frutas vermelhas sempre foram as queridinhas entre os superalimentos, mas frutas mais exóticas como o açaí e o goji acabaram atraindo mais atenção.

Segundo os resultados do estudo, conduzido pelos pesquisadores Marshall G. Miller e Barbara Shukitt-Hale, da Universidade de Tufts, Boston, comer frutas vermelhas beneficia o cérebro e pode ajudar a prevenir a perda de memória na velhice, além de alterações no intervalo de atenção, função executiva, raciocínio, orientação especial e velocidade de processamento.

"Além dos conhecidos efeitos antioxidantes, a suplementação alimentar com frutas vermelhas gera efeitos diretos sobre o cérebro. O consumo destas frutas pode ajudar a prevenir a neurodegeneração decorrente do envelhecimento e alterações nas funções cognitivas e motoras”, descrevem os autores, que chegaram a estas conclusões mediante análises extensas de estudos sobre células, animais e seres humanos.

Segundo o consenso geral, as frutas vermelhas contêm altos níveis de antioxidantes e mudam a forma como os neurônios se comunicam no cérebro. Estas alterações no tráfego neuronal ajudam a prevenir inflamações no cérebro e melhoram tanto o controle cognitivo como o motor.

Como a crescente expectativa de vida da população humana gera um aumento dos casos de Alzheimer e de outras doenças mentais degenerativas, é aconselhável cuidar da saúde do cérebro com todos os recursos disponíveis - e nada melhor do que fazer isso consumindo frutas locais. Ficar em forma nunca teve um gosto tão bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário