inicjalization...led banner

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Erro de impressão faz Banco Central recolher moedas de R$ 0,50


Moedas de 50 centavos apresentam a denominação “5 centavos”

O Banco Central (BC) divulgou nesta quinta-feira (20) as regras para troca de moedas de 50 centavos impressas com o valor errado. Nelas, em vez da inscrição “50 centavos” na face, foi impresso “5 centavos”. Apesar disso, a moeda com falha se parece muito com a original, pois são feitas de aço inoxidável, como todas as outras de 50 centavos, e não de cobre, como as de 5 – por isso, possuem o mesmo tamanho, peso e cor das moedas impressas corretamente. Além disso, no verso, está a imagem do Barão de Rio Branco, que consta das moedas de 50 centavos, e não a de Tiradentes, que figura nas de 5.

“Por falha de produção fabril na Casa da Moeda do Brasil, podem ter entrado em circulação moedas de 50 centavos que apresentam (…) a denominação 5 centavos”, diz a instituição. “Em razão desse problema de fabricação, essas moedas não têm curso legal”.

Segundo a Casa da Moeda, até 40.000 moedas podem apresentar o defeito, o que equivale a duas horas de produção de um único equipamento. O defeito foi descoberto depois que uma moeda errada foi recebida como troco na cidade do Rio de Janeiro. Exame pericial concluiu tratar-se de defeito de fabricação.
Como trocar
Segundo o BC, todas as instituições financeiras deverão efetuar a troca dessas moedas de imediato, quando solicitado por qualquer pessoa, por valor equivalente a 50 centavos por unidade. Os bancos devem encaminhá-las, posteriormente, ao Departamento do Meio Circulante do BC para fins de ressarcimento. Não há prazo para a operação – o BC afirma que, enquanto houver moedas erradas em circulação, a troca pode ser feita.


Fonte: Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário