inicjalization...led banner

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Projeto defende fim de feriados prolongados

 


A prática do brasileiro de ‘enforcar’ feriados pode estar com os dias contados. Pelo menos se for aprovado um projeto em tramitação na Câmara que transfere para segundas e sextas-feiras todas as datas comemorativas. 

 Não haveria mais a possibilidade de emendar o fim de semana por causa das pausas nas terças ou na quintas. Os feriados das terças seriam sempre às segundas. Aqueles que caem na quarta ou quinta seriam celebrados na sexta.

 As exceções são os feriados de 1º de janeiro (Confraternização Universal), 7 de setembro (Independência do Brasil), 2 de novembro (Finados) e 25 de dezembro (Natal), que seriam celebrados mesmo que caiam no meio da semana. Caso a data caia no sábado ou domingo, a folga não mudaria de dia.

 Só em 2012, os brasileiros pararam por 12 dias. Na justificativa, a relatora do projeto, deputada Dorinha Seabra Resende (DEM-TO), afirma que a economia e o calendário escolar são prejudicados pelos feriados estaduais, municipais e nacionais.

 A fixação dos feriados nacionais, estaduais e religiosos estão previstos em lei. Menos o Carnaval, que entra na conta como uma celebração cultural. Do total, sete estão ligados à celebrações católicas, dois a fatos históricos, Independência e Proclamação da República, e um à homenagem de um heroi da pátria, Tiradentes. Além desses, cada município pode fixar até quatro feriados locais.

 O projeto para fixação dos feriados no Brasil foi aprovado na Comissão de Educação antes do recesso parlamentar e precisará passar pelo Comissão de Constituição e Justiça antes de ir para o plenário da Câmara.

Fonte: Uol.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário