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domingo, 20 de novembro de 2011

Redes e organizações evangélicas lançam campanha contra a exploração sexual de crianças no turismo da Copa 2014

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Bola na Rede: um gol pelos direitos de crianças e adolescentes”. Este é o nome da campanha contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo, lançada oficialmente pela RENAS (Rede Evangélica Nacional de Ação Social) no dia 16 de setembro durante o VI Encontro. Quase 300 pessoas estavam presentes e, após a exibição do logotipo e do vídeo de apresentação, assumiram com entusiasmo o compromisso de participar da iniciativa.

O objetivo é formar um movimento contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo por ocasião da Copa do Mundo de Futebol que vai acontecer no Brasil. Junto com a alegria do esporte, o evento pode trazer mais violência contra crianças e adolescentes. A exploração sexual na área do turismo é um grande atrativo para turistas brasileiros e estrangeiros. 

Segundo o Governo Federal, estima-se a vinda de 500 mil turistas na época da Copa, o que corresponde a 10% do total que o país recebe em um ano. Em um levantamento da Secretaria e Direitos Humanos da Presidência da República, de janeiro a setembro de 2010 foram registradas 698 denúncias de exploração sexual infantil nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 e em João Pessoa (esta cidade foi incluída na pesquisa porque é considerada cidade-dormitório, devido à proximidade com Recife e Natal).
João Paulo Caruso apresenta logotipo da campanha

“Bola na Rede” está estruturada em torno de 12 comitês de trabalho e mobilização, um em cada cidade-sede da Copa do Mundo. Sua estratégia é o trabalho em rede – mais dinâmico e agregador. A proposta é que o movimento se concentre nestas cidades, mas se espalhe para o resto do país.

A campanha já começou
O lançamento, na verdade, é uma iniciativa de visualização e oficialização do que já está acontecendo. A primeira ação aconteceu no Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças (18 de maio), quando foram realizadas marchas de protesto nas cidades-sede, que mobilizaram quase 100 mil pessoas. No primeiro fim de semana de junho aconteceu a segunda ação: o 16º Mutirão de Oração Pelas Crianças em Vulnerabilidade Social que mobilizou mais de 20 mil pessoas em várias partes do país para orarem pelas crianças.
Articuladores treinados para Campanha de Vacinação

O próximo passo da campanha serão as “Campanhas de Vacinação contra os Maus-tratos de crianças” (uma metodologia de mobilização oferecida no Brasil pela Rede Mãos Dadas e o Programa CLAVES Brasil que valoriza o protagonismo infanto-juvenil). Os articuladores dos 12 comitês tiveram um treinamento no dia 14 de setembro sobre a metodologia e já preparam capacitações em outubro e novembro para adolescentes em suas cidades. Segundo a coordenação da campanha, até o fim de novembro várias campanhas de vacinação serão realizadas. A expectativa é que sejam mobilizadas, pelo menos, 500 pessoas em cada cidade-sede da Copa.

Em Manaus, a RENAS Amazonas treinou no dia 01 de outubro 36 adolescentes de 12 a 16 anos de idade e no dia 12 vai realizar uma campanha de vacinação entre os visitantes do Lar Janell Doyle. Em Natal (RN) a RENAS-RN fará o lançamento da campanha na reunião da Ordem dos Pastores Evangélicos da cidade no próximo dia 29 e um treinamento de multiplicadores para mobilização e capacitação de crianças e adolescentes em 15 de novembro. Já em Curitiba (PR), também no dia 15, a REPAS (Rede Evangélica Paranaense de Assistência Social) vai capacitar integrantes dos ministérios que trabalham com crianças e adolescentes e fará a campanha de vacinação na Igreja ABBA. Os outros comitês também estão articulando e planejando suas ações.

Em todas as iniciativas, a campanha vai divulgar o Disque 100, um canal de denúncias de exploração e abuso sexual.

Fonte: 
http://renas.org.br/tag/campanha/

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