inicjalization...led banner

domingo, 20 de novembro de 2011

Evangélicos em campanha contra exploração infantil

 
Junto com a alegria do futebol, a Copa do Mundo de Futebol em 2014 no Brasil pode trazer mais violência contra crianças e adolescentes. Além do esporte, a exploração sexual no turismo é um grande atrativo para quem vem de fora do país.
 
Segundo o Governo Federal, estima-se a vinda de 500 mil turistas na época da Copa, o que corresponde a 10% do total que o país recebe em um ano. Em um levantamento da Secretaria e Direitos Humanos da Presidência da República, de janeiro a setembro de 2010 foram registradas 698 denúncias de exploração sexual infantil nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 e em João Pessoa (esta cidade foi incluída na pesquisa porque é considerada cidade-dormitório, devido à proximidade com Recife e Natal).

Para denunciar e lutar contra esta realidade, redes e organizações evangélicas iniciaram no dia 18 de maio, em Natal (RN) a Campanha de Enfrentamento a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no turismo, com vistas a Copa 2014, em Seminário promovido pela Rede Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Liderada pela Rede Evangélica Nacional de Ação Social (RENAS), a campanha integrou o calendário de mobilizações em um ato público e a Marcha contra a Exploração Sexual da Criança e do Adolescente. O projeto pretende unificar outras campanhas evangélicas já existentes em favor da infância, como: o Mutirão de Oração pelas Crianças em Risco e a Campanha de Vacinação contra os Maus-tratos de Crianças.

A Campanha Copa 2014 tem como slogan “Um gol pelos direitos de crianças e adolescentes: exploração sexual não é um jogo. Denuncie!” e está estruturada em torno de 12 comitês de trabalho, um em cada cidade-sede da Copa do Mundo. “Um dos maiores desafios é envolver igrejas locais, escolas, universidades, grupos, redes, ONGS e conselhos de defesa dos direitos da criança e do adolescente, órgãos de comunicação, e organizações governamentais, com o objetivo de desenvolver ações estratégicas de prevenção ao turismo sexual de crianças e adolescentes, para atuar em áreas críticas onde haverá jogos da Copa em 2014”, destaca Leandro Silva, integrante do Renas.

Fonte:
http://www.verdadegospel.com/

Veja tambem:
http://renas.org.br/tag/campanha/


Nenhum comentário:

Postar um comentário