inicjalization...led banner

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

II Encontro Regional do Fórum DCA reúne 11 municípios maranhenses em Barreirinhas

O II Encontro Regional do Fórum de Organizações Não Governamentais em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Maranhão (Fórum DCA) aconteceu nos dias 28 e 29 de outubro, na cidade de Barreirinhas, região dos Lençóis Maranhenses. Além das entidades da área, também foi assegurada a participação de adolescentes e jovens no evento.




Fora São Luís e Barreirinhas, participaram, ainda, outros nove municípios maranhenses: Anajatuba, Bacabeira, Codó, Humberto de Campos, Morros, Santa Rita, Paulino Neves, Rosário e Santo Amaro.

O objetivo do encontro foi identificar, entre os municípios envolvidos, quais já instalaram Fórum DCA e Comitê Juvenil e incentivar a criação nos que ainda não os possuem.

O Fórum DCA é um espaço de articulação e discussão da sociedade civil, que tem como fim reunir e fortalecer organizações não-governamentais, movimentos sociais e pessoas que atuam na defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Já o Comitê Juvenil é o grupo de adolescentes e jovens que compõem e estão inseridos nas discussões do Fórum.

Na sexta-feira, dia 28, Quésia Barros, da Pastoral do Menor, trabalhou com os adultos o Sistema de Garantia de Direitos (SGD).

Paralelamente, os adolescentes conheceram mais sobre o Fórum DCA, implantação do Comitê Juvenil e protagonismo juvenil. No final da tarde, todo o grupo se reuniu para um momento de lazer, em um passeio às dunas dos Lençóis Maranhenses.

No sábado (29), último dia do encontro, o coordenador executivo da Oficina de Imagens, Adriano Guerra, discutiu com os adultos e adolescentes sobre o preparo de cada município para 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário