inicjalization...led banner

domingo, 20 de novembro de 2011

Estudante do IFMA apresenta video que mostra a falta de acessibilidade e afirma que vai abandonar curso.

A estudante do curso de Química, Francineide Nascimento Cruz, do Instituto Federal do Maranhão – Campus/Codó revelou ao blog estar cansada de tentar empurrar o curso com os dois pneus de sua cadeira de rodas diante de uma universidade de problemas. É que, segundo a estudante, o IFMA não dá condições necessárias para os portadores de deficiência física estudar.

O caos que os três portadores que tem atualmente no Campus enfrentam vai além da mobilidade dentro da universidade com banheiros impróprios para os cadeirantes e muitas outras barreiras que já deveriam ter sido quebradas pelo Instituto e, no entanto, não são resolvidos os problemas. Outra muralha que enfrenta a jovem estudante de Química do IFMA é o acesso ao Campus. Os veículos que fazem o transporte dos acadêmicos é uma realidade dura e cruel para os cadeirantes, no caso de Francineide, que na maioria das vezes deixa de ir à aula barrada pela infinidade de dificuldades para subir no ônibus, por exemplo.

Quase cinco meses atrás, o blog procurou a diretoria do IFMA para falar sobre o assunto, o diretor do Instituto, José Cardoso disse que o problema com o transporte seria solucionado num prazo de três meses, mas até hoje nada foi feito para sanar o caos.

Sem mais perspectiva e com a série de dificuldades para chegar à universidade, Francineide está decidida a abandonar o curso. A jovem estudante que já tem sua limitações de acessibilidade, agora, vai ter também que deixar um sonho pelo caminho que é de se formar.

Francineide revelou a decisão de deixar a universidade por meio de sua página de relacionamentos na internet (FACEBOOK) e através do YouTube em vídeo que publicou onde mostra o drama diário ao tentar chegar ao Campus Universitário.

Leia o desabafo feito pela própria estudante: “ESTOU INDIGNADA COM A FALTA DE RESPEITO QUE INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO CAMPUS-CODÓ. SOU SER HUMANO, COM DIREITOS, EXISTE UMA LEI QUE ME AMPARA, A CONSCIÊNCIA DA EXISTÊNCIA DESSES DIREITOS EXISTEM,… PIORES CONSTRANGIMENTOS QUE JÁ VIVENCIEI NA MINHA VIDA. E AINDA DEPENDER DO BOM HUMOR DAS PESSOAS.

NA IDA TENHO QUE IR EM UM ÔNIBUS NÃO DESTINADO AOS ALUNOS DO SUPERIOR, E SÓ CHEGO ATRASADA , PIOR DE TUDO SEM ACESSIBILIDADE, – AONDE ESTÃO OS MEUS DIREITOS NESSA INSTITUIÇÃO ? DO IR VIM COM AUTONOMIA E SEGURANÇA… “SÓ QUEM É DEFICIENTE SABE O QUANTO É DIFÍCIL NÃO TER ACESSIBILIDADE”, “ACHO UM TOTAL DESCASO CONTRA O SER HUMANO, CONTRA A SUA DIGNIDADE, AINDA MAIS PROVENIENTE DE UMA INSTITUIÇÃO QUE NEM O IFMA

 Fonte:
http://correiocodoense.wordpress.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário