O Ministério da Saúde determinou que o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais retirasse da internet na sexta-feira, dia 3, um vídeo com cenas de dois homens trocando carinhos. O vídeo, que faz parte de uma campanha para o uso de preservativos no carnaval, ficou um dia no site do departamento, conforme a assessoria de imprensa.

No entanto, as imagens cairam na internet e o vídeo é facilmente encontrado no youtube sob o título Ministério da Saúde: Campanha carnaval 2012.
O vídeo de 30 segundos mostra um casal gay que após uma paquera e troca de carícias, em uma boate, percebem estar sem preservativo para a transa. De repente, aparece uma fada com uma camisinha nas mãos e entrega ao casal. O slogan da campanha é: “Na empolgação pode rolar de tudo. Só não rola sem camisinha”.
De acordo com a assessoria do Ministério da Saúde, o vídeo não foi feito para circulação em TV aberta e nem em internet, mas especificamente para ser exibido em locais fechados e específicos para o público gay, como festas e boates.
“O vídeo não foi vetado, já estava no planejamento que ele iria para ambientes fechados. Acabou indo para o site do Departamento de AIDS por equívoco”, afirmou a assessoria.
Segundo a assessoria, o produto faz parte de um plano de comunicação amplo desenvolvido pelo Ministério da Saúde para a campanha contra a AIDS que antecede o carnaval. O plano conta com ações como distribuição de folders e camisinhas, divulgação em redes sociais e exibição de vídeos institucionais na internet e na televisão.
Conforme o ministério, o vídeo que será veiculado em TV aberta ainda não foi lançado.
Fonte: G1