Neemias recebeu uma missão do Senhor, ele tinha que restaurar os muros de Jerusalém.
Aquilo representava muito para ele, ao ver o lugar em que cresceu totalmente destruído, as portas queimadas, Neemias foi movido pelo Espírito do Senhor a restaurar aquela situação.
O sonho de Neemias era ver os muros e as portas restauradas, poucas pessoas o ajudaram neste objetivo e é aí que vem a primeira lição:
1ª Lição: Nem todo mundo vai investir a mesma força e a mesma garra que você investe.
Na verdade, aparecerão pessoas que acharão o seu sonho legal, algumas vão até dar uma força, mas não espere dedicação máxima de ninguém além da sua mesmo, porque o sonho é seu, se a maioria das pessoas não tem disposição de buscar pelos próprios sonhos, você acha que buscarão pelos seus?
Quando Neemias viu aquela destruição, ele viu que era difícil a missão, mas Deus estava com ele:
Então lhes respondi, e disse: O Deus dos céus é o que nos fará prosperar: e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos; mas vós não tendes parte, nem justiça, nem memória em Jerusalém. (Neemias 2:20)
Depois que começaram a construção, pessoas invejosas (Sambalate e Tobias) se levantaram e começaram a falar mal daquele projeto, chegaram a dizer:
Ainda que edifiquem, contudo, vindo uma raposa, derrubará facilmente o seu muro de pedra. (Neemias 4:3)
Mas os edificadores de Neemias não davam ouvidos, continuaram a trabalhar firme, de modo que Sambalate e Tobias reuniram muitas pessoas contra aquele projeto, e é aí que eu aprendo a segunda lição:
2ª Lição: Há pessoas que além de não concordarem, farão de tudo para conseguir te paralisar.
E ligaram-se entre si todos, para virem guerrear contra Jerusalém, e para os desviarem do seu intento. (Neemias 4:8) Quando não são pessoas, são situações, que querem tirar o seu foco. A pessoa está na semana do batismo, aí vem alguém e fala coisas no ouvido da pessoa e ela desiste (ja vi muito isso).
Há pessoa estava fazendo um curso na faculdade e vem alguém falar mal do mercado de trabalho naquela área e a pessoa tranca a matrícula, a pessoa estava feliz em algum projeto e vem alguém com palavras para desmotivar, etc. Não aceite palavras negativas, palavras de morte!
Há pessoas que só sabem abrir a boca para murmurar, reclamar e te desmotivar, enquanto você usar seu ouvido como campo para estas sementes, você só vai colher derrota.
Neemias estava tão ocupado com o seu projeto, que quando alguém chamava ele pra tomar tempo, ou jogar conversa fora ele respondia: E enviei-lhes mensageiros a dizer: Faço uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse, e fosse ter convosco? (Neemias 6:3) E aí que eu aprendo a terceira lição:
3ª Lição: Sua audição é um campo fértil, cuidado com o que você deixa plantar nela.
O que você anda ouvindo? Faça um filtro. Observe: De cada dez pessoas que você ouve, quantas falam palavras que motivam? Quantas reclamam? Acredite se quiser, mas ja foi comprovado que o que você ouve, é absorvido pelo cérebro e uma informação é enviada para o corpo, ou seja: Se o cérebro informa reclamação para o corpo, você desanima, se o cérebro informa motivação seu corpo responde com disposição. Por isso que a Palavra do Senhor motiva mais do que tudo, porque a Palavra não passa informações somente para o cérebro mas ela vai até a divisão da alma, onde estiver algo negativo, será expulso pela Palavra do Senhor.
Não desista dos seus sonhos, lute, pague o preço, Deus é contigo.
Fonte:
www.evangelizai.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário