inicjalization...led banner

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Ex-deputado Antônio Joaquim foi transferido para São Luís


Dr. Antônio Joaquim Araújo

O blog recebeu agora a pouco mais informações a respeito do estado de saúde do médico e ex-deputado federal Antônio Joaquim. A notícia repassada ao Correio pela família a conta de que Antônio Joaquim já está internado numa unidade de terapia intensiva, em São Luís, no Hospital UDI.

O estado de saúde de Antônio Joaquim está se estabilizando aos poucos. O ex-deputado fora acometido de um AVC na manhã desta quinta-feira (28) em residência na cidade de Codó.


Antônio Joaquim foi levado para a UPA e em seguida enaminhado para São Luís. O paciente foi levado para a capital numa UTI Móvel vinda de Teresina. O blog havia dito na publicação anterior que a UPA teria solicitado a vinda da aeronave, mas a própria família informou que na verdade os empresário Francisco Carlos de Oliveira e Francisco Nagib foi quem conseguiram a aeronave através de seus contatos na capital piauiense.

Outras informações ainda hoje aqui…

Dr. Antônio Joaquim é internado em estado grave na UPA, vítima de AVC


Dr. Antônio Joaquim Araújo
 
O ex-prefeito de Codó, Antônio Joaquim Araújo deu entrada na manhã desta quinta-feira (28) na Unidade de Pronto Atendimento de Codó (UPA) em estado grave.

De acordo com as informações, Dr. Antônio foi vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC) hoje pela manhã em sua residência. O médico codoense, ex-prefeito e ex-deputado federal caiu no banheiro de casa já desacordado.

O paciente será transferido ainda hoje para São Luís. Familiares informaram ao blog que a UPA já fez solicitação de uma aeronave com UTI para levar Antônio Joaquim para a capital maranhense.

Acompanhe aqui todas as informações.

terça-feira, 19 de junho de 2012

RECONHECIMENTO: Repórter codoense recebe medalha Brigadeiro Falcão em São Luís

Ao lado de Coronel Francklin, comandante-geral PM/MA
Aconteceu ontem, 15, à noite, no pátio do Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão, São Luís, a solenidade de entrega da medalha de Mérito Militar, denominada Brigadeiro Falcão, segundo decreto da governadora Roseana Sarney, considerada a maior honraria da PM no Estado.

Ela é concedida às autoridades civis e militares que tenham prestado serviço de excepcional relevância ao Maranhão.

“A Medalha Brigadeiro Falcão é também conferida às autoridades civis e militares que tenham se destacado na vida pública por qualquer ato de cooperação ou prestação de serviço considerado de excepcional relevância”, diz o texto do decreto que precisa ser assinado pela chefe do Executivo para que a honraria seja concedida à cada um dos indicados.

39 pessoas, entre juízes, promotores de Justiça, delegados de polícia, militares,  repórteres e políticos foram agraciados na solenidade, entre os quais  o repórter Acélio Trindade, da TV Mirante/Cocais, que recebeu indicação direta do Comandante Geral da PM do Maranhão, coronel Francklin Pachêco.

Além dele, mais três profissionais do Sistema Mirante (rádio Mirante AM e Jornal O Estado) também foram agraciados, mas não compareceram à solenidade.

De Codó, vale ressaltar, também esteve na solenidade recebendo promoção de tenente à capitão, o militar Ricardo de Carvalho, subcomandante da Nona Companhia Indenpendente. Além da promoção, o capitão que atua na regional,  recebeu medalhas de honra ao mérito.

A solenidade foi bastante concorrida com a presença do alto escalão do governo e das forças de segurança do Estado. A governadora Roseana Sarney foi representada pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Aluísio Mendes.

Fonte: Blog do Acelio Trindade

Resultado de Codó do Selo Unicef Município Aprovado sai em novembro

Daniela Araújo, do Unicef

No  salão onde ocorreram as apresentações, no Centro Paroquial São Raimundo (Trizidela) foi montada uma exposição de fotografias, onde foram visualizados  3 anos e seis meses de atividades do Selo Unicef Município Aprovado, todas tiradas por seu Fernando dos Santos Silva que se doou voluntariamente a acompanhar a luta de Codó pela aprovação.

“foram mais de 5.800 fotos nesses três anos e meio de serviço e foi um trabalho muito gratificante, a gente teve muito prazer em fazer este trabalho”, disse

EIXOS
Os voluntários dividiram os focos que visaram melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes em Esporte e Cidadania, Identidade e Cultura e Educação para a convivência no semiárido nordestino.

“Nós trabalhamos na questão do semiárido todo o contexto do meio ambiente, meio ambiente que precisa demais da nossa conscientização e trabalhando com as crianças nós vamos estar mostrando às famílias que o meio ambiente é essencial para a sobrevivência do ser humano”, disse a integrante do Selo Alicemar, presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente

SENDO AVALIADOS
No chamado Fórum Comunitário, todo este trabalho teve que ser apresentado em palestras para uma mediadora do Unicef e para integrantes das comunidades à quem foram direcionadas as atividades.

 Nós estávamos fazendo a nossa avaliação e dentro desse contexto apresentando nossas dificuldades, que encontramos, e os resultados que alcançamos”, afirmou Fábio Ferreira que foi o primeiro a se apresentar
A representante do Unicef, Daniela Araújo, acompanhou tudo, mas foram codoenses que julgaram o que realmente melhorou ou não.

 “Na verdade porque quem mora e quem sente a problemática é a própria comunidade e foram eles que acompanharam todo o processo (…) e aí hoje é o dia de avaliar se isso, realmente, conseguiu avançar, conseguiu ter um impacto dentro da comunidade”, esclareceu Daniela

EM NOVEMBRO
Se atingiu as metas estabelecidas,  o município saberá só em novembro. Até lá todos estão torcendo pela aprovação uma vez que o selo representa oportunidades de mais programas em prol da infância e da juventude.

 “O selo é um reconhecimento internacional que abre muitas portas para o município, questão de convênio, é uma forma de garantir a vida e a qualidade de nossas crianças e adolescentes”, concluiu o articulador do Selo Unicef em Codó, Ribamar Costa

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Assembleia concede título de cidadania ao prefeito de Codó, Zito Rolim




O prefeito da cidade de Codó, José Rolim Filho, é o mais novo cidadão maranhense. O gestor recebeu a honraria nesta quinta-feira (14), em cerimônia realizada em um plenário lotado da Assembleia Legislativa.
Estavam presentes na cerimonia os Deputados,Magno Bacelar,Neto Evangelista,Manoel Ribeiro,Roberto Costa,Cesar Pires,Chocolate,O Codoense Radialista Gilson Rodrigues (narrador esportivo Mirante AM).,Dr. Claudio Paz,Maria Paz,Chiquinho do Saae,Argemiro,Zaidan,Padre Josias,Lica,Leonel Araujo,Ambrozio Reis,Cordeiro,Ferdinando Rocha,Marcio Esmero,Emanuel,Manoel Junior,Pastor Carimam,Jeferson Abreu,Valber,Alexandre,Iltamar,empresario Andre e sua esposa ,Acy Brandão e  varios empresarios codoenses.

A cerimônia foi iniciada com um discurso da deputada Graça Paz (PDT), autora do requerimento, que destacou a trajetória de vida do homenageado, principalmente a partir de 1972, quando chegou ao Maranhão.

“Desde sua chegada, o senhor tem dado uma contribuição de extrema importância para Codó e todo o Estado e a partir de hoje cria laços ainda mais fortes com o povo maranhense. Esta homenagem nada mais é do que um reconhecimento ao intenso trabalho que o senhor tem desenvolvido em todos estes anos”, disse a parlamentar, antes de entregar o título, ao lado do também deputado César Pires (DEM).

Bastante emocionado, Rolim agradeceu a homenagem, embora, em suas próprias palavras, já se considere maranhense há muitos anos. “Este é um dos atos mais importantes de minha vida e fico muito feliz em poder compartilhar com minha família, tantos amigos, sejam eles políticos ou não. O Maranhão, que sempre me deixou impressionado com a força de sua gente e a fertilidade de suas terras, é um Estado muito rico e que sempre acolheu muito bem pessoas que trabalham para seu desenvolvimento”, afirmou.

Natural de Codó, coube ao presidente da Assembleia as palavras finais de agradecimento. Nelas, Arnaldo Melo elogiou Zito Rolim. “Ouvi suas palavras emocionadas, a história de um nordestino que enfrentou dificuldades e venceu na vida. Por isso a Assembleia Legislativa aprovou o requerimento concedendo a sua cidadania maranhense”, finalizou.

BIOGRAFIA*
Zito Rolim nasceu na cidade de Cajazeiras, na Paraíba, filho primogênito do casal de lavradores José Rolim e Maria Nilce Gonçalves Rolim, nasceu em 8 de outubro de 1956. Cresceu em meio às adversidades oferecidas pelas terras secas do sertão paraibano.

No ano de 1972, veio para Codó, com o objetivo de trabalhar com o seu tio Raimundo Rolim. Em 1975, iniciou sua vida empresarial, tendo como atividade principal o comércio atacadista de cereais.

Com o sucesso alcançado na sua atividade comercial, em 1988, ampliou sua área de atuação comercial, implantando a atividade agropecuária, e a partir de 1995 adentrou ao ramo de móveis e eletrodomésticos.

Casou-se em 1976 com a codoense Eliene Araújo Torres, filha do comerciante José Alves Torres e Maria Luiza Araújo Silva, de cuja união nasceram três filhos: Wellington Torres Rolim (odontólogo), Rômulo Torres Rolim (odontólogo) e Cinthya Torres Rolim (farmacêutica bioquímica).

POLÍTICA*
Ingressou na política em 2000, lançando o seu nome a julgamento popular como candidato a prefeito, entretanto não foi eleito. Nas eleições de 2004, candidatou-se novamente a prefeito, pelo Partido Verde (PV), obtendo 21.492 sufrágios, sem êxito.

Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Codó, ocupante da cadeira n° 16, que tem como patrono René de Matos Bayma, é uma grande liderança política de Codó.

Zito disputava as eleições para a prefeitura codoense desde 2000, sendo que só conseguiu ser eleito prefeito de Codó em 2008, com 49% dos votos válidos, contra 46% do adversário e ex-prefeito, Biné Figueiredo, do PDT.